rede wireless é conhecida por todos nós já há algum tempo. Mesmo a internet e a popularização do Wi-Fi sendo as responsáveis pelo wireless ser famoso, seu uso já é mais antigo do que pensamos.

Na indústria, por exemplo, a rede wireless é útil em diversos processos, como o de automação industrial. Isso foi fundamental para o crescimento nas grandes empresas e uma melhora na produção como um todo.

Para entender melhor sobre essa tecnologia, continue a leitura desse texto.

Rede wireless e telemetria

A telemetria industrial é utilizada desde o começo da industrialização. Trata-se de um processo que permite o controle de aparelhos e máquinas de forma remota. Ele pode ser feito por cabeamento ou Rede Wireless.

O wireless é mais econômico e simples, exigindo menos manutenção em curto, médio e longo prazo nos processos de Telemetria.

Para que a telemetria seja aplicada, é preciso instalar programas específicos nos painéis das máquinas, capazes de prever situações de risco, manutenções próximas, falhas de processos e também automatizar alguns dos processos de rotina.

Vantagens na comunicação à distância

Utilizamos a rede wireless em diversas situações cotidianas. Mas será que há vantagens nesse tipo de processo quando falamos da indústria. A resposta óbvia é: sim. São inúmeros benefícios no uso da telemetria e da comunicação à distância no setor industrial. Vamos entender quais são eles:

  • Prevenção de problemas
  • Economia nos processos
  • Maior segurança nas operações

Quando falamos em telemetria, não podemos deixar o quesito segurança de lado. Independentemente do setor industrial, o comando à distância sempre irá gerar mais efetividade e segurança ao trabalho.

Além de dispensar, em muitos casos, o trabalho manual direto no maquinário, a telemetria ainda promove a chance de que problemas sejam evitados a tempo, salvando a produção e prevenindo possíveis acidentes.

Se a sua empresa precisa de automação industrial, entre em contato com a Status Automação.