O desenvolvimento industrial do homem vem tomando novos caminhos, sempre evoluindo no campo da automação industrial. Por isso, a necessidade de aumentar a performance da indústria e sua produtividade. Dessa forma, o sistema SCADA surgiu para ajudar as empresas a conquistarem as suas metas de forma satisfatória. Entenda melhor nesse artigo como o sistema pode ajudar seu empreendimento e as vantagens de se investir nessa ferramenta.
O que é o sistema SCADA?
Os primeiros sistemas supervisórios começaram a ser usados no começo dos anos 80. Os projetos eram sofisticados e aplicados em setores que necessitavam de maior fiscalização, como o de energia e petróleo. Com a evolução dos equipamentos, o custo de instalação de softwares SCADA se tornou cada vez menor. Isso motivou o surgimento de diversas empresas especializadas na ferramenta. O Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados — SCADA é um sistema que utiliza um software visando monitorar e controlar variáveis e dispositivos de um processo.
Quais são os equipamentos necessários para o sistema SCADA?
Para que o sistema consiga monitorar e controlar a planta, são necessários:
- Servidores;
- Drivers de comunicação;
- Sensores e atuadores conectados ao processo;
Assim, o supervisor capta e armazena diversos dados do processo, gerando, telas ou gráficos que entregam informações da automação industrial.
Os CLPs, ou controladores lógicos programáveis, são essenciais para esse sistema. Os sensores, conectados fisicamente aos equipamentos, fazem a leitura de alguma variável de processo. Os controladores armazenam instruções e funções de lógica específicas. Eles podem alterar as condições dos atuadores do processo através dessas instruções ou de comandos que o operário faz utilizando o SCADA. Alguns dos dados que podem ser visualizados e controlados na automação industrial são:
- Temperatura;
- Pressão;
- Umidade;
- Nível;
- Peso;
- Vazão;
- Tensão;
- Corrente.
A planta que será controlada pode ser industrial ou residencial.
- históricos de alarmes durante um determinado período de tempo escolhida pelo operador;
- os últimos usuários que acessaram ou modificaram a aplicação;
- as alterações das variáveis de processo durante uma faixa de tempo.
Você tem alguma dúvida sobre o sistema SCADA? Deixe nos comentários que iremos te responder.